Iglu Energia e Climatização

Como viabilizar Energia Solar para o seu condomínio

CategoriasEnergia Solar

Hoje em dia, mais e mais famílias estão se rendendo ao ambientalismo; usando materiais, tecnologias e métodos que sejam sustentáveis ​​não apenas para economizar dinheiro, mas também para proteger o meio ambiente.

Até construtoras, engenheiros e arquitetos de condomínios estão se unindo ao movimento verde. Grandes empreendedores imobiliários estão focados em descobrir continuamente maneiras de construir e projetar arranha-céus cada vez mais ecológicos.

Energia Solar no Condomínio

Sim, você leu certo. Você pode usar energia solar mesmo se morar em um condomínio. O melhor momento para implementar uma instalação de painel solar é quando seus edifícios ainda estão no papel. A execução de soluções solares viáveis ​​e fáceis de investir começa na fase de projeto.

Os programas solares compartilhados pela comunidade ampliam o acesso à eletricidade solar para incluir proprietários de imóveis, locatários, pequenas empresas e famílias de baixa renda.

Nestes programa, os preços dos painéis fotovoltaicos são mínimos e, combinados com os contratos de compra de energia, arrendamentos, empréstimos e medição da rede comunitária, mais consumidores de energia podem economizar dinheiro com custos de serviços públicos ao usar a energia solar.

Em condomínios já prontos a implementação também é possível, tudo depende apenas de um estudo de viabilidade efetuada por um profissional da área.

Energia Solar Comunitária

Com a comunidade solar, também chamada de geração distribuída pela comunidade, medidor compartilhado de redes comunitárias e renováveis, proprietários e inquilinos sem espaço ideal podem acessar a energia solar.

Um projeto solar comunitário é um grande conjunto solar localizado em terrenos inutilizáveis ​​perto de sua área ou em locais específicos do condomínio que não há o trânsito de pessoas. Acima de 2 metros de altura já é possível a instalação de módulos para recepção de energia solar.

O painel solar é mantido e gerenciado por uma empresa e a eletricidade produzida é vendida à comunidade do entorno.

Estacionamento solar

Exemplo de estacionamento solar

Os projetos solares comunitários têm aumentado cada vez mais sua popularidade à medida que o custo da energia solar diminui. Essa é uma excelente maneira de ativar a energia solar sem precisar instalar fisicamente os painéis solares no telhado.

Se você se mudar para outro lugar na área, poderá atualizar seu endereço e não se preocupar em perder seu investimento em energia solar.

O telhado do edifício é adequado para painéis solares?

— Um sistema fotovoltaico requer luz solar. Entre em contato para realizar uma avaliação no local e verificar se a posição do telhado do seu condomínio recebe luz solar suficiente para energia solar.

— Determine a idade e o estado do telhado. Os sistemas fotovoltaicos geralmente vêm com garantias que duram até 25 anos. Se o telhado precisar ser substituído antes do sistema fotovoltaico, pode ser prudente

(a) considerar a substituição do telhado antes da instalação solar;
(b) fator no custo adicional de eventual remoção e reinstalação do sistema fotovoltaico;
(c) aguarde a instalação dos painéis solares até que seja possível substituir também o teto ao mesmo tempo.

Existem desafios técnicos para instalar um sistema fotovoltaico?

— Frequentemente, sem custo, uma empresa de energia solar pode avaliar a viabilidade da instalação de um sistema fotovoltaico e identificar possíveis barreiras técnicas, incluindo:

(a) se há espaço suficiente no telhado e suporte estrutural para o sistema;
(b) requisitos de zoneamento que podem restringir um sistema fotovoltaico;
(c) problemas com a conexão à rede elétrica.

Há vários fatores que os condomínios devem considerar ao navegar na conversão para energia solar, e este artigo mal arranha a superfície. Como resultado, é importante que as associações busquem aconselhamento profissional, por isso nos colocamos à disposição para realizar uma visita técnica no seu condomínio sem compromisso e verificar a viabilidade desta tendência tecnológica e sustentável que, ao decorrer do tempo irá substituir muitos dos processos de geração de eletricidade convencionais.

Fale com a IGLU