Iglu Energia e Climatização

Qual a diferença entre o ar condicionado padrão, multisplit e VRF / VRV?

CategoriasAr Condicionado

Vamos começar mostrando a diferença entre VRF e VRV. Afinal, muitas pessoas que fazem essa pergunta interpretam-na por engano como duas tecnologias HVAC diferentes. Eles são essencialmente os mesmos, mas o termo VRV é protegido por direitos autorais pela Daikin, por exemplo, um sistema da Daikin pode ser chamado de VRV, mas um sistema semelhante fabricado pela Fujitsu é um VRF.

VRV = Volume variável de refrigerante

VRF = Fluxo variável de refrigerante.

VRV (volume variável de refrigerante) e VRF (fluxo variável de refrigerante) são tecnologias inovadoras de controle climático que permitem mudanças de temperatura em diferentes partes de um edifício em diferentes momentos do dia.

A ideia básica é que uma grande unidade externa atenda a várias unidades internas. Cada unidade interna usa uma válvula de expansão eletrônica de líquidos para controlar seu suprimento de refrigerante para atender à demanda do espaço que atende.

A unidade externa também varia sua produção para atender às demandas comuns das unidades internas que atende.

ENTÃO, O QUE É VRF?

Somente refrigerante – onde o refrigerante é o único material refrigerante no sistema (ao contrário dos sistemas de água gelada, onde o refrigerante é usado para resfriar / aquecer a água que circula por todo o sistema).

Compressores inversores que permitem reduzir o consumo de energia com cargas parciais de refrigeração / aquecimento.

Vários manipuladores de ar (unidades internas) no mesmo circuito / circuito de refrigerante.

Capacidade de expansão modular (especialmente aplicável a grandes projetos, que podem crescer em etapas).

A capacidade de se ajustar às condições externas é um dos principais fatores que tornam esses sistemas tão eficientes, em comparação com os sistemas tradicionais de refrigeração a água, baseados em chillers e ventiloconvectores.

Sistema VRF

Diferença de equipamento de ar condicionado padrão e multisplit

Os aparelhos de ar condicionado sem duto de hoje têm mais recursos do que nunca. No passado, eles eram usados ​​principalmente em residências que não possuíam dutos. Embora as pessoas ainda as procurem por esse motivo, elas também o fazem para aproveitar muitos outros benefícios interessantes.

Atualmente, existem muitos aparelhos de ar condicionado multi split no mercado e uma variedade de recursos está disponível. 

O número de cômodos, o tamanho e o layout da casa são cruciais para decidir se é necessário usar uma unidade única ou multi-dividida.

Enquanto os sistemas de divisão única consistem em uma unidade interna e uma unidade externa conectada por tubo de cobre, com sistemas multi-divididos, até cinco unidades internas de sua escolha podem ser conectadas a uma unidade externa.

A divisão múltipla é adequada para diferentes zonas climáticas e para várias salas ou salas grandes. Uma vantagem significativa é o baixo espaço necessário para a unidade externa e a instalação simples.

Os aparelhos de ar condicionado multi split e os mini ar condicionado split podem aquecer e resfriar vários cômodos ou áreas de uma casa. A principal diferença entre os dois é que você pode definir temperaturas diferentes para salas diferentes com um sistema multi-split, enquanto a mesma temperatura se aplica a todas as salas com um sistema mini-split

Fale com a IGLU