Iglu Energia e Climatização

Qual tipo de placa fotovoltaica devo utilizar no meu sistema de energia solar?

CategoriasEnergia Solar

Este é um assunto que geralmente gera muitas dúvidas entre os arquitetos, engenheiros e interessados em energia solar em geral. Por isso resolvemos dar algumas dicas importantes e explicações técnicas para você! Acompanhe…

O que é um sistema fotovoltaico

O sistema fotovoltaico é um sistema que usa radiação solar para gerar corrente elétrica direta através do efeito fotovoltaico. Ele transforma a energia solar em corrente alternada, através de um inversor, podendo ser utilizada para alimentar os aparelhos elétricos de uma casa, escritório e até grandes galpões industriais.

O sistema fotovoltaico consiste em pequenas células fotovoltaicas, feitas de silício amorfo, mono ou policristalino, caracterizadas por pequenas faixas prateadas na superfície, ou seja, os contatos químicos para a conexão em série de várias células, capazes de formar um módulo fotovoltaico. É precisamente a união de vários módulos que formam o sistema fotovoltaico. 

Sendo assim, é um sistema que utiliza os raios do sol para gerar corrente elétrica direta através do efeito fotovoltaico.

Os painéis fotovoltaicos convertem a energia solar em energia elétrica com baixas emissões de CO₂ para o ambiente e sem produzir substâncias residuais, produzindo uma quantidade suficiente de energia para fazer uma auto-construção, enquanto o excesso de energia pode ser vendido para o gerente de eletricidade, por meio de um mecanismo de incentivo estatal, fornecendo um lucro útil para amortizar os custos do primeiro investimento.

Quais são os tipos de placas fotovoltaicas?

A parte mais importante do sistema é, portanto, o módulo ou o painel, composto de células fotovoltaicas, que devem seu nome à capacidade de transformar fótons, átomos de radiação solar em ‘volts’ ou eletricidade. Elas também são comumente chamadas de placas fotovoltaicas.

Monocistalinos

Os painéis fotovoltaicos monocristalino são constituídos por células de silício homogéneos, corte a partir de lingotes extractos na natureza. Essa tipologia tem um custo mais alto, pois o silício é encontrado na natureza em grandes quantidades, mas não no estado livre.

Policristalinos

Os painéis fotovoltaicos policristalino são, no entanto, gerado pelos restos de corte de lingotes monocristalinos. É um silício menos homogêneo, mas com desempenho semelhante e baixo custo.

Película Fina

Os painéis fotovoltaicos de película fina são construídas com camadas finas de silício, eles encontram uma ampla aplicação em superfícies flexíveis e são particularmente adequados para a integração de arquitetura ou em edifícios sujeita a restrições, ou constrangimentos ambientais.

Silício Amorfo

Os painéis de silício amorfo consistem em uma folha transparente de silício amorfo (sem estrutura) tratada quimicamente para aumentar a condutividade. Por esse motivo, são a solução mais econômica entre os painéis fotovoltaicos, mas apresentam baixa eficiência térmica.

Qual a melhor placa fotovoltaica?

O placa fotovoltaica que é boa em tudo e para todos não existe. Cada uma tem suas características próprias com vantagens e desvantagens. O painel de silício amorfo tem um custo menor, mas precisa de mais espaço e mais módulos (balanceamento de custos); o tipo de silício mono e policristalino requer menos módulos, mas possui custos mais altos (balanceamento).

Pode-se deduzir que a ideia de economia é válida apenas se avaliada em cada caso, com base no número de módulos necessários, no espaço e em muitos outros fatores de variam de acordo com cada situação. 

Portanto, não existe um módulo fotovoltaico ideal, cada placa fotovoltaica tem suas peculiaridades.  Por isso sempre é necessário avaliar a situação individual: consumo médio, orçamento disponível, localização da instalação e sua exposição, clima, etc.

Onde as placas fotovoltaicas podem ser instaladas?

As placas fotovoltaicas que constituem o painel podem ser instaladas na fachada da casa, no telhado (plano e inclinado), ou posicionadas no terraço de modo a obter a absorção ideal da radiação solar que, com essa inclinação, permita que se tenha mais horas de luz disponíveis.

Ficou interessado na tecnologia e nos benefícios incríveis da energia solar? Fale conosco e receba uma visita técnica para avaliar qual a melhor solução para o seu espaço.

Fale com a IGLU