Iglu Energia e Climatização

Coronavírus X Ar Condicionado

Recentemente, vimos pessoas se referindo ao coronavírus como um “resfriado” ou “gripe” na tentativa de amenizar parte do pânico em torno desse surto. A realidade é que, de certa forma, isso é quase verdade. A maioria de nós já teve um dos coronavírus comuns, como os que causam infecções nos seios e na garganta, pelo menos uma vez na vida.

O surto atual decorre de um novo coronavírus, chamado COVID-19. Embora este tenha sido descoberto em dezembro de 2019, vimos formas mais graves de coronavírus no passado, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio e a síndrome respiratória aguda grave.

Cientistas de todo o mundo estão trabalhando juntos para determinar as opções de tratamento e os resultados do COVID-19, mas ainda é muito cedo. Provavelmente não saberemos muito por um tempo, mas, enquanto isso, o OMS recomenda lavar as mãos com frequência, evitar pessoas doentes e ficar em casa quando você não está se sentindo bem.

Um plano de manutenção, operação e controle (PMOC) contribui consideravelmente para que essas doenças respiratórias não sejam propagadas. 

Como um PMOC (plano de manutenção, operação e controle de ar) protege a sua saúde

Os equipamentos de ar condicionado basicamente funcionam da maneira que você imagina – eles aspiram o ar do ambiente e depois enviam o ar purificado. O ar passa por serpentinas, filtros e outros processos, porém não é o foco em questão explicar com detalhes como funciona o equipamento de ar condicionado.

Muitas pessoas usam o equipamento de ar condicionado para além de refrigerar, combater alergias e eles fazem um ótimo trabalho diminuindo a quantidade de bactérias, fungos, odores e partículas do ar.

Os filtros de ar condicionado fazem um trabalho fantástico de remover grandes partículas de mofo, pólen e pêlos de animais, mas também enfrentam limitações. Eles carecem, como tudo na vida, de manutenção periódica para se manterem funcionando em perfeitas condições. E a falta de manutenção de ar condicionado, diminui a eficiência do equipamento, tanto para refrigerar como para contribuir com a purificação do ar.

Um filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) padrão, por exemplo, pode capturar 99% das coisas ruins flutuando em sua casa ou escritório. Esta é uma ótima notícia para melhorar a qualidade do ar interno, e em geral pode trazer benefícios à saúde. No entanto, vírus como o COVID-19 e outros são muito menores que as bactérias e outros poluentes, tornando-os muito mais difíceis de eliminar.

Uma coisa a ter em mente, porém, é que, embora os filtros HEPA possa prender o vírus, ele não pode destruí-lo. Em vez disso, ele permanecerá vivo dentro do filtro enquanto sobreviver. Em alguns casos, isso pode durar até nove dias.

Mas, certamente é bem melhor manter o vírus em quarentena no filtro de ar por uns dias do que deixá-lo circulando livremente pelo seu ambiente. Por isso o PMOC é tão importante, para minimizar as chances de contaminação, quer seja de Coronavírus ou de qualquer outro tipo de doença que se propague através do ar. 

Os filtros de ar condicionado HEPA podem ajudar a prevenir infecções por coronavírus 

O coronavírus se espalhou assustadoramente rápido em vários países recentemente. Sendo uma família de vírus, que incluem a Síndrome Respiratória Aguda Grave e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio.

SARS e MERs podem ser familiares para muitas pessoas, uma vez que também se espalharam esporadicamente no passado. Ambos eram linhagens da família dos coronavírus. O último surto iniciado em Wuhan, na China, foi causado por uma nova cepa chamada coronavírus ou 2019-nCoV. 

Os filtros HEPA são usados ​​em hospitais e, às vezes, em transportes – como aviões – para manter o ar livre de partículas nocivas, como bactérias, micróbios e até vírus. Segundo pesquisa sobre filtros HEPA, eles são 99,97% eficientes na coleta de partículas nocivas no ar. 

Para aqueles que querem ser mais cautelosos, estão disponíveis equipamentos de ar condicionado industriais que podem limpar o ar mais completamente, muito utilizados por empresas e em galpões industriais. Embora possam ser mais eficazes na prevenção da propagação de doenças como os coronavírus, não são instaláveis em qualquer ambiente. É recomendado consultar uma empresa de climatização especializada para descobrir qual a melhor solução de climatização e ar condicionado para o seu ambiente.

Por fim, lembre-se sempre de fazer a manutenção e a limpeza do seu ar condicionado regularmente e preserve a saúde das pessoas.

Fale com a IGLU