Iglu Energia e Climatização

Porque um aquecedor a gás com problemas pode te levar a óbito

CategoriasClimatização

Tudo que você precisa saber sobre aquecedores a gás

O aquecimento da sua casa pode ser essencial no inverno para fornecer calor e conforto, especialmente para pessoas que vivem em climas mais frios.

Se você tiver um aquecedor a gás, existe um risco de poluição do ar em ambientes internos associado ao seu uso que pode afetar sua saúde.

Risco do aquecedor a gás mal instalado e com defeito

Os aquecedores a gás precisam ser instalados e reparados por um profissional treinado e qualificado. Um aquecedor inseguro pode causar incêndio em sua casa ou poluí-la com gases perigosos, incluindo monóxido de carbono.

Ter seu aquecedor a gás abastecido pelo menos a cada dois anos por alguém qualificado é essencial para manter sua família segura.

Você sabia que mais de 40% de todas as mortes por incêndios acontecem durante o inverno?

Um acidente comum envolvendo fogo causado por faíscas, muitas vezes ocorre por deixar roupas e objetos em cima do aquecedor.

O fogo não é a única preocupação, porém, o envenenamento por gás é outro risco assustador, mas muito real para a sua casa. Os sintomas incluem falta de ar, dores de cabeça, tontura, náusea, fraqueza e um estado de sonolência ou confusão.

Problemas de saúde ligados a aquecedores a gás com defeito

Um aquecedor a gás defeituoso pode causar sérios problemas de saúde. Os problemas de saúde ocorrem ​​por conta do monóxido de carbono (CO) de um aquecedor.

Intoxicação por gás

O monóxido de carbono é incolor e inodoro. Altos níveis de monóxido de carbono no ar são muito perigosos e podem levar as pessoas a desmaiar ou até morrer.

Crianças, mulheres grávidas e seus bebês em gestação, pessoas idosas e pessoas com doenças crônicas, como doenças cardíacas e pulmonares, estão sob maior risco de poluentes do ar, incluindo o monóxido de carbono.

Os sintomas de envenenamento por monóxido de carbono incluem:

  • cansaço
  • falta de ar
  • dores de cabeça
  • tontura
  • náusea
  • fraqueza
  • confusão
  • dor no peito

Se você suspeitar que pode estar sendo afetado por monóxido de carbono, abra janelas e portas, desligue o aparelho e vá para fora para respirar ar fresco.

Consulte o seu médico de confiança e pergunte se os seus sintomas podem estar relacionados com o monóxido de carbono e se o seu aquecedor a gás deve ser reparado antes de voltar a utilizá-lo.

Recomendações preventivas

Mantenha seu aquecedor longe da mobília e nunca coloque nada em cima, especialmente roupas. Você tem filhos pequenos ou animais de estimação?

Certifique-se de que seu aquecedor esteja na posição vertical e posicionado de modo que não seja derrubado. Nunca use ou guarde aerossóis ou solventes perto do seu aquecedor.

Instalação de aquecedor a gás correta por profissional capacitado

O sistema de abastecimento de gás em casa deve ser instalado por um profissional qualificado. Isso garantirá que todos os requisitos do código de construção sejam seguidos corretamente.

Aparelhos instalados incorretamente podem levar a níveis mais altos de poluentes do ar e podem representar um risco de incêndio. Manter o ambiente que você está aquecendo bem ventilado é muito importante.

Verificações necessárias

Verifique se a sala que você está aquecendo tem saídas de ar e se elas não estão bloqueadas. Se você não tiver aberturas de ventilação, deverá manter uma porta ou janela aberta para permitir a circulação de ar para dentro e para fora da sala.

Isso reduz o potencial acúmulo de poluentes na sala e também ajudará a reduzir o acúmulo de umidade na sala e possivelmente evitará o crescimento de mofo.

Ao usar um aquecedor, verifique se você está ciente das instruções de uso do aparelho. Leia e siga qualquer etiqueta de aviso. Se equipado com um dispositivo de segurança, entenda como funciona e por que ele pode desligar um aparelho.

O reparo e manutenção do seu aquecedor deve ser regular

A inspeção regular e manutenção do aquecedor a gás contribui não somente no funcionamento adequado.

Aparelhos em mau estado podem liberar maiores quantidades de poluentes de combustão em sua casa, intoxicar sua família e até causar um incêndio catastrófico com risco de morte.
Fale com a IGLU